Edgar Allan Poe, Winston Churchill e a Depravação Total!




“Eu não tenho fé na evolução e aperfeiçoamento humano. Eu acho que o esforço humano não terá nenhum efeito apreciável sobre a humanidade. O homem é agora apenas mais ativo, não mais feliz, nem mais sábio, do que era há 6000 anos.”

- Edgar Allan Poe


Quem diria que Edgar Allan Poe teria uma compreensão muito melhor da depravação humana que a maioria dos cristãos dos nossos dias. Ele percebe o óbvio apesar de não partir da clara doutrina bíblica da depravação humana, ele entende que há um fator fatal na humanidade que nos deixa completamente incapazes de melhorar o mundo de uma forma significativa.


Nossos avanços tecnológicos são apenas isso, tecnológicos. `Podemos fazer o mundo mais rápido, podemos criar um ambiente mais confortável, com mais facilidades... podemos fazer o mundo mais rápido... mas jamais melhor. Moralmente o homem está no mesmo buraco onde sempre esteve desde a queda. Como diz Edgar Allan Poe, nós tivemos milhares de anos para trabalhar nisso e falhamos completamente.


Winston Churchill escreveu logo antes da Segunda Guerra Mundial:


“Certo é que, enquanto os homens estão reunindo poder e conhecimento com sempre crescente rapidez, as suas virtudes e a sua sabedoria não tem mostrado nenhum aperfeiçoamento perceptível com o passar dos séculos. Sob suficiente pressão... fome, terror, paixão... ou mesmo o frio furor intelectual, o homem moderno que conhecemos tão bem praticará os mais terríveis atos, e a sua mulher moderna estará com ele, apoiando-o”


E Churchill disse isso pouco antes dos horrores do holocausto nazista e da Segunda Guerra Mundial.


Muitos, inclusive grande parte dos cristãos dos nossos dias fecham os olhos para isso, pois essa afirmação parece muito deprimente, e sem dúvida, a intenção é que seja. Mas é  realista. É o eco do realismo bíblico expresso por Edgar Allan Poe e Winston Churchill.


É a negação daquilo que o pecado tenta incutir na mente do homem de que sua depravação não é tão grande, que lá no fundo o homem é bom... é por isso que o pecado é descrito como as “concupiscências do ENGANO”.


A verdade é que vivemos num mundo mau deveras. Até Edward Gibbon, em sua obra, Declínio e Queda do Império Romano, chegou à deprimente conclusão de que “a história é pouco mais que o registro dos crimes, loucuras, paixões destruidoras, paixões egoístas... e infortúnios da humanidade.”


O pecado está em toda parte, em todos os homens, e no homem todo. A doutrina da depravação total da humanidade não ensina que o homem é tão ruim quanto ele poderia ser. Mas que todo o seu ser, todas as suas faculdades são caídas e opostas a Deus e sua glória, escravizados as “concupiscências do engano”.


De acordo com a Bíblia, não podemos compreender a história se não reconhecermos a feia realidade do mal por trás de todas história humana e a inclinação inexorável do coração humano para o mal, desde o nascimento até a morte.


A Bíblia relata a história do homem, e desde o princípio o homem vem escolhendo o mal. Colocado no Éden, o homem escolheu o mal e caiu... daí e diante – apesar da loucura de falar que o homem é livre... o homem escolhe sempre a mesma coisa, o mal – “Todos pecaram... todos estão destituídos da glória de Deus... não há ninguém que faça o bem... não há ninguém que busque a Deus... todos juntamente se fizeram inúteis...” ( Romanos 3).


A queda do homem está registrada no capítulo 3 de Gênesis, e quando chegamos ao capítulo 6, lemos que “viu Deus que a maldade do homem se multiplicara sobre a terra, e que TODA a imaginação de seu coração era só CONTINUAMENTE má” (Gn 6.5).


Deus não está em seus pensamentos ( a não ser quando criam um deus que se assemelhe e exista para satisfazer seus desejos). Ele é um ser esquecido. A doutrina bíblica da depravação e incapacidade total do homem declara que todos os homens nascem mortos espiritualmente... e tudo que fazem, e tudo que escolhem... flui dessa morte, dessa alienação de Deus... todas as suas escolhas fluem dessa natureza caída e que ama o pecado.


Depravação total significa que cada pessoa está corrompido em cada parte do seu ser, tão corrompido que ficamos incapazes de realizar qualquer dever moral e espiritual perfeitamente, ou seja, aceitável em qualquer nível por um Deus santo. Significa que, desde a queda o homem repousa sob a maldição do pecado, que é acionado sempre por princípios errados, e que ele é totalmente incapaz de amar a Deus ou para fazer qualquer coisa que mereça a salvação.


O que depravação total requer e necessita desesperadamente como única solução é a graça. Precisamos da graça de Deus para nos atrair para Cristo , para abrir os nossos corações para responder à Escritura, para nos fazer nascer de novo , para nos conceder fé e arrependimento , e manter-nos na fé até o fim .

Nosso depravação total nos deixou desamparados, mas não sem esperança, tão somente pela graça soberana de Deus que Ele concede através de Jesus Cristo.




0 comentários:

Postar um comentário

 

Adoração!

Flickr Photostream

Sermões!

C. H. Spurgeon