Como acordar diariamente para a obediência radical?




Crer na verdade da Graça Soberana de Deus não é algo teórico que prende um homem a debates... É algo fundamental que domina todas as instâncias de sua vida. O que significa crer e estar maravilhado com o Deus de toda graça?

Significa que a cada dia eu fico maravilhado com a santidade absoluta de Deus, que esse Deus é totalmente independente de tudo e de todos, pleno e completo em Si mesmo, puro, bom... e totalmente transcendente... nada tendo em mim que possa completá-lo.

Significa que eu me espanto e glorio e exalto tão somente a sua bondade imensurável que salvou um miserável como eu, totalmente indigno. Livre? Não! Um miserável escravizado pelo pecado e toda sorte de paixões – me glorio por Ele ter se inclinado a todo mal em mim e em todas as minha faculdades tão somente por sua graça.

Significa que me alegro num Deus soberano – que o motivo de Ele ter me escolhido para salvar nada tem haver comigo mesmo, mas para exaltar o louvor da glória da sua graça – não havia nenhum bem em mim, nem mesmo potencialmente, a não ser maldade absoluta.

Significa que toda a esperança da minha vida jamais repousa sobre mim, mesmo depois da regeneração, mas sim, totalmente no segundo Adão que da parte de Deus se tornou para mim justiça, sabedoria, santidade... de quem flui toda a vida que reside em mim, do qual recebo todas as benções imputadas... que triunfa sobre toda morte que inundou o meu ser no primeiro Adão cobrindo toda a minha vida de maldição.

Crer na verdade bíblica das Doutrinas da Graça me leva a ser grato diariamente ao poder de Deus que operou em mim, sem a minha cooperação, ajuda... para que eu nascesse de novo, me dando um coração para crer e ir alegremente até ao seu Filho, reconhecendo que quando fiz isso, o Pai estava me levando ao Filho.

Significa que agora eu tenho uma certeza diária e constante na providência soberana de Deus de que nada me acontece por acaso, mas que tudo em minha vida – prosperidade, necessidade, saúde, doença, quando Deus dá, quando Ele tira... tudo chega até a minha vida vindo e sendo enviado por um Pai amoroso que opera todas as coisas para o meu bem eterno.

Significa que eu acordo diariamente para a misericórdia de Deus e a LOUVO.  Não vendo outra razão para todas as coisas em minha vida que não esteja fluindo dela. Começando e principalmente na cruz onde Seu Filho Amado morreu, não apenas para possibilitar um caminho que talvez, dependendo de mim, pudesse um dia, quem sabe, ser minha salvação, Não! Mas que Ele morreu efetivamente no MEU LUGAR de tal forma que os meus pecados, minha culpa, minha punição MORREU na morte de Cristo e não pode reviver de novo: “pela graça sou salvo!!”
Significa que agora encontro a completa segurança na Graça de Deus, crendo de maneiro eterna que, NADA pode me separar do amor de Deus que está em Cristo.  E como NADA pode me separar, Ele irá completar aquilo que começou em minha vida no tempo, me levando por seu poder infinito a ser a mesma imagem do seu Filho amado, e que operando Ele, nada O pode impedir. Sabendo que Ele é poderoso, como diz Judas, para me guardar de tropeçar e me apresentar imaculado na presença santa do Pai na eternidade.

Significa que eu não olho para o futuro com apreensão e medo, ou mesmo incerteza. Eu descanso seguro no amor de Deus na aliança eterna. Que agora em Cristo e de maneira que jamais pode ser mudado, o Pai está me mostrando as benções incomparáveis de saber que o Senhor é o meu Deus e que em Cristo eu para sempre sou sei filho amado.

Significa que eu acordo diariamente para o louvor e o deleite em Deus, espantado com a Graça maravilhosa pela qual esse Deus santo e que odeia o pecado, justificou e absolveu todos os meus pecados me vestindo com roupas de justiça do seu Filho Amado, com a qual eu posso comparecer alegre na presença do meu Rei e Juiz, sem medo de sua justa Ira, não por causa de qualquer coisa que eu tenha feito no tempo (passado, presente, futuro ), nada, é óbvio que ele pudesse prever de bom em mim – pois sem a graça só havia escuridão a ser vista e prevista... mas tão somente posso ir a Ele por causa da vida, morte e ressurreição de Jesus Cristo.

Significa que todo o meu prazer está centralizado na glória de Deus – e que o fato dele fazer tudo para sua própria glória, me causa o mais profundo deleite e satisfação nEle. Buscando em tudo a Sua glória em meus melhores dias, me regozijando nela com alegria indizível, e fazendo o mesmo nos piores dias, nos dias maus da vida. Vendo que mesmo quando não está claro para mim como esses eventos o glorificarão, posso me alegrar porque eles o glorificarão com certeza.

Significa que acordo diariamente para a obediência radical. A Graça não é inimiga da obediência radical, é o único combustível para ela: “Porque o amor de Cristo nos constrange, julgando nós assim: que se um morreu por todos, logo todos morreram. E ele morreu por todos, para que os que vivem não vivam mais para si mesmos, mas para aquele que por eles morreu e ressuscitou”2 Coríntios 5.14,15. Verdade que me faz acordar diariamente para a santificação!

Significa que eu acordo diariamente para cada vez mais estimar a Palavra de Deus, porque só ela é a Verdade, porque  Ela em tudo revela Cristo que é a exata expressão do Pai, porque todas as suas leis e preceitos são para o meu bem final, e só nelas encontro o alimento que satisfaz a minha alma faminta de Deus.

Significa que confio tão somente no poder do Espírito Santo para iluminar totalmente a minha mente, de fazer eu estar sempre do lado da verdade de Deus e contra todo o pecado em mim mesmo, confiando no Espírito totalmente em seu poder de me santificar e fazer de mim por fim, santo como Deus é santo.

Significa que agora tudo em mim grita e vê que Deus é o centro do universo e não eu. Que tudo é a respeito dele e sua glória e não sobre mim. Significa que minha alma está saturada da verdade que eu sou o principal dos pecadores e de que meus pecados são muito piores do que eu posso imaginar e que Deus é um Salvador soberano muito maior do que minha pobre mente pode conceber.


Significa que Deus, em Cristo, é toda a minha justiça e só ele e nele está todo o meu orgulho, todo o meu gloriar... que nEle eu me glorio e em mais nada.


Significa que só Ele e o que Ele faz é meu conforto na vida e minha paz na morte. E que na vida que agora me resta, eu não pertenço a mim mesmo nem estou a meu serviço, mas que meus membros são membros da justiça, que sou um feliz escravo de Cristo. Que meu corpo e alma pertencem ao meu Salvador a quem seja a glória para sempre, sendo minha oração diária a mesma do Apóstolo Paulo:


“Ó, profundidade das riquezas, tanto da sabedoria, como do conhecimento de Deus! Quão insondáveis são os seus juízos, e quão inescrutáveis os seus caminhos! Porque quem compreendeu a mente do nosso Senhor? Ou quem foi seu conselheiro? Ou quem lhe deu primeiro a ele, para que lhe seja recompensado? Porque dele e por ele, e para ele, são todas as coias; glória pois, a ele eternamente. Amém”

1 comentários:

  1. Compactuo plenamente com essas verdades e faço minha sua linda declaração, que adoto com seu consentimento, para nela meditar toda manhã reafirmando a convicção de minha fé.
    Digno de nota, afirmo, pois essas verdades reverberam em minh'alma em tom de Louvor e Adoração a Trindade Santa e Bendita... Soli Deo Glória !!!

    ResponderExcluir

 

Adoração!

Flickr Photostream

Sermões!

C. H. Spurgeon