Como saber se permaneço na Verdade?




"Se vós permanecerdes na minha palavra...” (João 8.31) – Permanecer na Palavra de Cristo é estar completamente


persuadido de sua verdade,

completamente atraído por sua beleza,

e valorizar o seu valor de maneira clara aos olhos do mundo,

é experimentar a sua graça e seu poder transformador,

é tela como nutrição completa, nada mais sendo necessário, nosso pão,

é tê-la como a refrescante água que mata toda a sede, nada mais sendo necessário,

é olhar e ver que o mundo está e é completamente trevas, tendo ela como a única luz aqui, num mundo mau.

E Jesus não diz simplesmente que os verdadeiros discípulos estão em sua palavra. Ele diz que eles "permanecem" nela.

"Se vós permanecerdes na minha palavra, sois verdadeiramente meus discípulos". Permanecer é estar sujeito em obediência humilde. Jesus está dizendo que a marca do verdadeiro discípulo é duradoura, resistente, perseverante, mantendo-se no campo de força da palavra que controla toda a vida. Gostos temporários nada significam, não faz de você um cristão.  A marca dos cristãos é que o gosto e amor pela verdade de Deus é permanente.


“...Senhor, para quem iremos nós? Tu tens as palavras da vida eterna.” - João 6:68

J. C. Ryle (1816-1900) enumerou algumas coisas que revelam nosso novo viver em Cristo, para Cristo, centrados na Palavra.

Ele escreve:


“Se amamos uma pessoa, gostamos de pensar sobre ela. Nós não precisamos ser lembrados dele. Nós não esquecemos o seu nome ou sua aparência, nem seu caráter ou suas opiniões ou seus gostos ou a sua posição ou sua ocupação ... Bem, é assim que vive o verdadeiro cristão!


Se amamos uma pessoa, gostamos de ouvir sobre ela. Encontramos um prazer em ouvir aqueles que falam dela. Nós sentimos um interesse em qualquer descrição da Verdade sobre a pessoa amada, e tudo falso sobre ela nos desperta repulsa... Bem, é assim que vive o verdadeiro cristão!


Se amamos uma pessoa, gostamos de ler sobre ela. O intenso prazer que uma carta de um marido ausente dá a uma mulher, ou o prazer que uma carta de um filho ausente dá para a sua mãe ... Bem, é assim que vive o verdadeiro cristão!


Se amamos uma pessoa, gostamos de agradar-lhe. Nós estamos contentes de consultar seus gostos e opiniões, agir de acordo com seu conselho e fazer as coisas que ele aprova ... Bem, é assim que vive o verdadeiro cristão!


Se amamos uma pessoa, gostamos de seus amigos. Estamos favoravelmente inclinados a eles, mesmo antes de conhecê-los. Somos atraídos a eles pelo laço comum de amor comum a uma mesma pessoa ... Bem, é assim que vive o verdadeiro cristão!


Se amamos uma pessoa, estamos cheios de ciúmes e zelo sobre o seu nome e honra. Nós não gostamos de ouvir falar contra ele e seu caráter, sem nos levantarmos por ele e para defendê-lo ... Bem, é assim que vive o verdadeiro cristão!


Se amamos uma pessoa, gostamos de falar com ela. Contar a ela todos os nossos pensamentos, e derramar todo o nosso coração para ela. Nós encontramos nenhuma dificuldade em descobrir temas para conversa ... Bem, é assim que vive o verdadeiro cristão!


Se amamos uma pessoa, gostamos de estar sempre com ela. Pensando e ouvindo e lendo e, ocasionalmente, falando sobre ela aos que passam em nosso caminho... Bem, é assim que vive o verdadeiro cristão e Cristo!...” – Ele nos retira de nós mesmos, coloca todo egocentrismo exposto a morte na cruz e vive na contemplação da glória do Amado de sua alma, Jesus.


Esteja certo que você não vive na área escura da subjetividade

“Se vós permanecerdes na minha palavra, verdadeiramente sereis meus discípulos; E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.” - João 8:31-32

0 comentários:

Postar um comentário

 

Adoração!

Flickr Photostream

Sermões!

C. H. Spurgeon