Quebrados! A nossa cultura terapêutica.



O nosso maior problema é que estamos quebrados? Essa tem sido uma designação usada abundantemente em nossos dias – Quebrados! Até certo ponto, faz sentido. A completa alienação do homem em relação a Deus realmente nos leva a sentir como se estivéssemos quebrados. Não vivemos a vida que  fomos criados para viver. Não estamos conectando com os outros com o nível de intimidade que fomos projetados para ser. Estamos isolados do tipo de conexão com Deus para a qual nossas almas foram criadas.


Mas é motivo de grande preocupação a redução do conceito completo e multifacetado de pecado, como é descrito nas Escrituras, em uma palavra da moda que se sente mais em casa em nossa cultura terapêutica do que na Palavra de Deus. Nossa preocupação deve ser dupla.


Para nós, cristãos, a palavra não é suficientemente profunda para nos mover para a frente em santificação. Deus descreve o nosso pecado de muitas maneiras - quase todas muito piores do que "quebrados". Somos rebeldes, idólatras, desobedientes, adúlteros e - no caso do mundo - mortos. Se vemos nosso pecado como mero quebrantamento, nosso arrependimento e aversão ao pecado não nos empurrarão o suficiente na direção oposta. Sentiremos certa pena de nós mesmos – como um vaso valioso que por descuido foi derrubado, cauí, se quebrou. E nossa apreciação da cruz como a única cura será substituída por cura da alma, a necessidade de sermos "tratados", terapia cristã...


Para os não cristãos, quando nos ouvem falar de nosso “estar quebrado”, gera uma certeza – uma certeza falsa. Não é transmitido a realidade tamanha da realidade humana que só o evangelho da graça soberana supera. A maioria das pessoas em nosso mundo hoje ouve "quebrado" como algo que é feito a nós, algo que somos vítimas. Mas a descrição da Bíblia do pecado é muito mais ativa do que passiva, mais algo que fazemos - voluntariamente, rebelde, idólatra e conscientemente - em vez de algo perpetrado sobre nós por outros contra nossa vontade, contrária à nossa natureza ou diferente de nossos desejos. Quando as pessoas ouvem que nosso maior problema é que estamos quebrados, o evangelho parece uma solução estranha. A morte de Jesus na cruz sob a ira infinita de Deus,  parece extrema e desnecessária, a reação maníaca de uma divindade excessivamente zelosa.



Fé racional e verdadeiramente fiel envolve a escolha cuidadosa de palavras que saem de nossas bocas e reverberam em nossas mentes e na cultura que nos cerca.

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Artigo de grande valia, nestes dias... Especialmente quando Deus nos Revela no livro do Apocalipse Cap 13. que a primeira besta que sobe do mar, já está em fase de conclusão a sua operação do erro, e em seguida será lançado a segunda besta que é a que sobe da terra (O ANTICRISTO)... E a besta que o mundo vive hoje em dia é a que recebe o poder do engano da mentira de Satanás, atraves do (s) FALSO (s) PROFETA (s)... E, os 10 CHIFRES são o engano da vontade das vaidades dos homens impios, pecadores ( OS IDOLOS ) que atualmente PENSAM DOMINAR O MUNDO A TERRA E TUDO … (Mas, mentem e enganam e estão enganados e caminhando para a destruição)... Cada um dos 10 chifres da primeira besta (FALSO PROFETA) representa, um de TODOS os ÍDOLOS que sobrevivem no mundo, esses ÍDOLOS são homens e mulheres que fazem famas, e buscam honrarias do engano do pecado (transtornando multidões afora)... E, os CHIFRES representa uma força que fere os incaultos... e, ainda representa uma força que não são deles, mas, do Satanás, PORQUE, um chifre Sai da CABEÇA ( DAS 7 CABEÇAS ) mas, são células mortas, NÃO tem inteligencia em si mesmo, mas, a inteligencia para o mal vai e vem da BESTA (COMPLETA) Satanás !!!... Seguimos estudando o APOCALIPSE para não sermos enganados pelo DRAGÃO VERMELHO / Assassino. É PRECISO ENTENDER QUE: A fase da historia em que vivemos é a do: FALSO PROFETA e este tem seu dominio nos 10 CHIFRES que são os IDOLOS mundano; e por isso, é que, parece, que, os HOMENS estão mandam e desmandam em tudo, e fazendo todas as suas vontades sem se importarem pro BEM: DEUS, nem pro MAL: DIABO. Mas, eles os IDOLOS e a todos os que eles puderem arrebanhar, entrarão em PERDIÇÃO e DESTRUIÇÃO eternamente e muitos provarão a DOR e o LAMENTO da SEGUNDA BESTA: O anticristo... A Paz a todos...

    ResponderExcluir

 

Adoração!

Flickr Photostream

Sermões!

C. H. Spurgeon