Só as Prostitutas são redimidas!!



Redenção é uma palavra que soa bonita. Você foi redimido? Cristo te redimiu? Você pode dizer isso com alegria? Na verdade Redenção parece uma palavra bonita... mas se você pode dizer que realmente foi redimido naquela cruz sangrenta, deixe eu contar a tua história para você.



Gomer tinha sido tremendamente amada por seu marido, mas ela não estava satisfeita, ela se recusava a deixar-se se deleitar nele e  por causa ele. Em vez disso, ela se entregou a todos os amantes que pode. Quem pode saber quanto tempo passou até Oséias ouvir o Senhor lhe dizer de novo: “E o SENHOR me disse: Vai outra vez, ama uma mulher, amada de seu amigo, contudo adúltera, como o SENHOR ama os filhos de Israel, embora eles olhem para outros deuses, e amem os bolos de uvas.” - Oséias 3:1


Use o poder da sua imaginação – e a história é tão absurda que não será difícil imaginar a tua postura diante desses fatos.  Imagine que você fosse o irmão ou um amigo de Oséias.


Você acompanhou a situação todo esse tempo... viu isso se repetindo ao longo dos anos. Você cansou de dizer a Oséias que não se casasse com Gomer... “essa mulher não vale a pena, Oséias... é uma mulher indigna, sem honra...” Mas Oséias não te ouviu.


Você teve que ajudá-lo a criar as crianças que a mãe irresponsável não criava direito... ajudou a criar crianças que nem tinha certeza se eram filhos de Oséias mesmo. Enquanto viu Gomer caindo nos braços de outros homens.


Você viu Oséias envelhecendo nesse processo. Envelhecendo sozinho... enquanto ele continua desejando que Gomer volte para casa. Você deu seu ombro para ele várias vezes em meio as crises e abandonos... dizendo a ele que ela o fazia de tolo... um tolo a vista de todas as pessoas da cidade. O envergonhou...


Mas um dia Oséias te diz: “O último amante de Gomer cansou dela... ela já não é mais tão jovem... ele a vê apenas como uma prostituta envelhecida e ele a pôs a venda como uma mercadoria, como uma escrava... então eu estou indo lá para comprá-la ( redimi-la – Redenção! ) – eu vou comprá-la de volta. Tenho 15 peças de prata, é bastante, mas não será suficiente, por isso estou levando também um barril e meio de cevada para compensar o que falta... vou levá-la para casa e começar de novo.


O que você diria a seu amigo, seu irmão? Isso demais! Chega! Quantas vezes ela tem que fazer estas coisas até que você dê um basta? Até que você diga que é o suficiente? Ela não merece bondade alguma, só merece desprezo... esqueça ela eternamente. Ela provavelmente vai pisar na bola de novo.


Vamos ser sinceros. O senso comum realmente diz: “Basta!” – e eu quero lembrar você, que nessa história, você não é Oséias, você é a prostituta Gomer... se é que você foi redimido. Mas o que está falando nessa história não é o que chamaríamos entre nós de “bem senso” – o que está falando aqui é a Graça Soberana!! Jamais diga que você fez algo e que por isso Deus te redimiu... Ele escolheu os piores: “Mas Deus escolheu as coisas loucas do mundo para envergonhar os sábios, e escolheu as coisas fracas do mundo para envergonhar as fortes. Ele escolheu as coisas insignificantes do mundo, as desprezadas e as que nada são, para reduzir a nada as que são, para que ninguém se vanglorie diante dele. É, porém, por iniciativa dele que vocês estão em Cristo Jesus, o qual se tornou sabedoria de Deus para nós, isto é, justiça, santidade e redenção, para que, como está escrito: "Quem se gloriar, glorie-se no Senhor". - 1 Coríntios 1:27-31


Toda ideia de sinergismo, o homem escolhendo Deus, exercendo por si mesmo a fé como algo que ele produz, livre-arbítrio... é simplesmente ridículo...  só prostitutas fujonas foram redimidas.


Essa história, como eu disse, não é o uso do que chamaríamos “bom senso”, E a Graça Soberana Redentora. Ele a ama sem nenhum motivo... e com todos os motivos para estar totalmente irado para com ela para sempre... mas Ele, por ele mesmo a ama e a quer de volta. Você foi redimido? Você é Gomer! “E Deus escolheu as coisas vis deste mundo, e as desprezíveis, e as que não são, para aniquilar as que são; Para que nenhuma carne se glorie perante ele.” - 1 Coríntios 1:28,29


Ele registra: “E comprei-a para mim por quinze peças de prata, e um ômer, e meio ômer de cevada” - Oséias 3:2


"Então eu comprei." Redimiu!


Mas essas palavras não causam um perturbação dentro de você... Ela já pertencia a ela, ela já era de Oséias. ( Como tudo pertence a Deus por Criação – e outros mais ainda, por eleição - amor eletivo )


Há muito tempo Oséias a escolheu e se ligou a ela. Ela era a única que tinha virado as costas para o seu amor e traído aquele amor várias e várias vezes.


Através do amor do profeta Oséias por Gomer, Deus está nos ajudando a ver que o amor de sua Aliança para conosco não é baseado em nosso comportamento, nosso caráter, porque havia algo bom em nós... porque ele olhou para o “corredor do futuro”... mas em Sua Escolha Soberana e Promessa. Oséias não se comprometeu com Gomer com base em seu comportamento passado ou potencial futuro, mas totalmente baseado nele mesmo, em sua palavra, em sua aliança... E, meu amigo, Deus não escolheu você e se ligou por aliança com você baseado em seu comportamento passado ou seu potencial futuro, mas em Sua promessa. Esta promessa, um compromisso da aliança de amar uma esposa infiel, vem com um custo. Essa promessa foi feita na Aliança eterna... feita na eternidade... quando o Pai escolheu e deu homens, como eu e você – maus e miseráveis – como Gomer tão bem representa... e deu ao seu filho...  “Essa será sua Noiva...” Mas será a um grande custo... porque nela só há chagas podres e coisas desprezíveis. Isso é feito não por causa dela ( deles ) – mas para o louvor da Glória da Graça Soberana nos séculos vindouros em toda a eternidade – é o que mais mostrará essa Glória infinita que compartilhamos, e a multiforme sabedoria infinita que tudo determina com esse fim... essa Glória.”


Para Oséias o custo era o preço de um escravo. Mas para Deus, o custo foi a vida de seu próprio Filho.


Paulo escreve: "Porque fostes comprados por preço" - 1 Coríntios 6:20. E Pedro expressa a mesma redenção dispendiosa quando escreve: "Vocês foram resgatados dos caminhos fúteis herdados de seus antepassados, não com coisas perecíveis como a prata ou o ouro, mas com o precioso sangue de Cristo" - 1 Pe 1: 18- 19.


Pode você ver que este é o que o amor redentor do Deus olha da eternidade e vê e escolhe – não vê algo belo e digno de qualquer sacrifício, mas comprar, Redimir de volta do mercado de escravo uma prostituta miserável em sua infidelidade e amor ao pecado e devassidão de seus prazeres corrompidos. É daí que os eleitos foram escolhidos.


Você jamais procurou Deus... só fugiu dele da forma mais perversa possível... sentia prazer em se prostituir de todas as formas possíveis... “Como está escrito:Não há um justo, nem um sequer. Não há ninguém que entenda;Não há ninguém que busque a Deus. Todos se extraviaram, e juntamente se fizeram inúteis.Não há quem faça o bem, não há nem um só.” - Romanos 3:10-12 -  Foi nesse mercado imundo de escravos, prostitutas, vis... que Deus de viu a eternidade e te escolheu soberanamente.


Você não estava desejando ele... ele olhou e viu esse quadro terrível que só poderia despertar asco.  Mas ele amou soberanamente e escolheu. Escolheu e determinou fazer de você sua Noiva. Ele te conquistou com o Chamado Eficaz do Espírito através das promessas do Evangelho de misericórdia... onde só ira e castigo era merecido.


Te redimiu no tempo, com seu próprio sangue... redimiu da escravidão... ele está te amando agora se você é um homem regenerado... Ele está operando todas as coisas para o teu bem, mesmo quando em alguns momentos você expressa seu antigo modo de vida.


Esta história não terá um final ruim, mas não por tua causa, Gomer, mas por causa dEle. E um dia você será uma noiva digna do seu Noivo, mas não por causa de você: “Ora, àquele que é poderoso para vos guardar de tropeçar, e apresentar-vos irrepreensíveis, com alegria, perante a sua glória, Ao único Deus sábio, Salvador nosso, seja glória e majestade, domínio e poder, agora, e para todo o sempre. Amém.” - Judas 1:24,25


Tudo foi feito por ele... você não cooperou com nada, mas o resultado: “Para a apresentar a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, mas santa e irrepreensível.” Efésios 5:27


Quem diria que Gomer poderia ser uma noiva sem mácula? Mas não ouse crer em qualquer doutrina humana que atribui a você qualquer coisa nesta grande salvação:  “Deus escolheu as coisas vis deste mundo, e as desprezíveis, e as que nada são, para aniquilar as que são; Para que nenhuma carne se glorie perante ele. Mas vós sois dele, em Jesus Cristo, o qual para nós foi feito por Deus sabedoria, e justiça, e santificação, e redenção;” - 1 Coríntios 1:28-30


Para quem vai toda a glória: “Aquele que se gloria glorie-se no Senhor.” - 1 Coríntios 1:31 – Quando você ouvir a palavra Redenção, lembre-se da história, lembre-se da história.





0 comentários:

Postar um comentário

 

Adoração!

Flickr Photostream

Sermões!

C. H. Spurgeon